sábado, 13 de maio de 2017

Quem é o "Buda gordinho"?


A origem do "Buda gordinho" é um tanto obscura, porém existem sim algumas explicações. No entanto o fato principal é que ele NÃO é a representação real de Buda.

O Buda histórico se chamou Siddharta Gautama, e foi um príncipe que nasceu no Nepal, no reino de Kapilavastu, dentro de um contexto hindu. Após perceber o sofrimento humano, renunciou ao trono e saiu como um asceta em busca da verdade e iluminação.Após alcançar seu objetivo, recebeu o título de "Buda", que significa "O iluminado". A representação de sua imagem é a figura que temos a esquerda.

Já a imagem a direita, na verdade se refere a uma divindade xintoísta (uma religião tradicional do Japão), e se chama Hotei. Ele vive sorrindo e é gordo pois representa a satisfação, abundância, generosidade, felicidade e prosperidade. Daí vem o costume de colocar moedinhas para ele.
Também temos sua representação na China, que após a chegada do budismo, acabou sendo associado a Maitreya (o próximo Buda que virá). Ele também recebeu o nome de "Budai" podendo ser essa origem da confusão e o ocidente ter relacionado sua imagem com o Buda histórico.
É associado também a um antigo monge que viveu no na China.
Existem muitas versões de sua imagem, e acabam mesclando-se em seus significados e origens, portanto acaba causando tanta confusão.

A imagem do "Buda gordinho" não representa o Buda histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...