quinta-feira, 19 de maio de 2016

As fadas de Cottingley.

Você já ouviu falar das fadas de Cottingley?
Eu particularmente sou encantada por essa história...



Em 1919, Polly Wright participou de uma reunião da Sociedade Teosófica em Bradford, onde mencionou as fotos tiradas por sua filha e sua sobrinha, que foram então levadas ao conhecimento dos teosofistas e o público em geral.
As fotos foram tiradas por Elsie Wright (16) e Frances Griffith (10). Na época Elsie trabalhava em um laboratório de fotografia, e pegou a câmera emprestada de seu pai para fazer as fotos. Após desenvolverem as fotos, imagens de fadas se mostraram claramente visíveis. O Pai de Elsie não ficou convencido e as declarou falsas, mas a mãe dela, Polly Wright, aceitou como verdadeiras.
Apesar da posição oficial de laboratórios Kodak, que afirmaram que as fotos poderiam ter sido facilmente falsificadas, as Fadas de Cottingley atrairam o interesse da opinião pública.
O momento de definição para esse boato surgiu quando Sir Arthur Conan Doyle, autor das histórias de Sherlock Holmes ofereceu seu apoio. Em 1981, Elsie Wright e Frances Griffith foram entrevistadas para a revista "O inexplicável" e confessaram que as fadas eram recortes de papel mantidas no lugar com grampos de cabelo (como podemos ver no vídeo abaixo).



Também podemos ver que as meninas não tiveram nem mesmo a intenção de realizar uma fraude, e sim era apenas uma brincadeira entre crianças. Também é interessante reparar que pelo depoimento dela, apesar das fadas serem mesmo de papel, algumas coisas misteriosas realmente apareceram nas fotos...
Para a maioria foi o fim de uma das maiores polêmicas dos casos de fotografia paranormal e sobre elementais. 




Existe um filme maravilhoso que conta toda a história, de uma maneira sensível e poética, chamado "O Encanto das fadas" ou em inglês "FairyTale: A True Story".

(cenas do filme)
Há quem diga que elas decidiram dizer que a história foi realmente mentira, apenas porque não existem condições de assumir algo dessa forma em público, e que mantiveram esse segredo apenas entre elas...

Qual será a verdade sobre isso tudo?

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...